Home

 

 

 

 

 

Sualzo

 

Nascido em Perugia em 1969, amante de Jazz (saxofonista fracassado, como se qualifica), a actividade de Sualzo espalha-se numa primeira fase no cartoon em revistas satíricas e jornais (Corriere della sera, Corriere dell'Umbria ...), tendo-se posteriormente dedicado à ilustração e à banda desenhada, com vários livros editados de vários géneros juvenis ou adultos; entre os quais o L’improvisateur que se apresenta nesta exposição.

L’improvisateur conta a história de Elia Sabaz, um professor primário e saxofonista de Jazz amador com a síndrome de Peter Pan, incapaz de crescer. A história começa quando é convidado para substituir Steve Grossman numa sessão de estúdio, descobrindo que foi afinal contactado para uma curta intervenção num jingle publicitário.

A aventura prossegue quando não consegue chegar a tempo a um gig devido a uma avaria no carro. Na tentativa de chegar ao destino apanha uma boleia de um grupo de músicos de valsas e mazurcas acabando por tocar com eles num festival folk, conhece uma empregada de mesa apaixonada por poesia, perde um concerto de Keith Jarrett para que tinha comprado bilhete há vários meses, e o resto é a história.
Uma história simples, mas curiosa, com um desenho muito característico da escola franco-belga.  

Os meus agradecimentos pela simpatia do autor que me autorizou a expor a obra.

 

L’improvisateur, pg. 13, Sualzo, 2008
Label Discover, © Editions Paquet 2008.